NUNCA FIZERAM ALGO POR MIM
(© Patrícia Evans)
.
Este ano muita gente que eu conhecia morreu
Filipi morreu aos 30 anos
e depois o outro Felipe,
que morreu aos dezessete
meu tio aos 59
e então morreu Dione ontem, aos vinte e quatro.
De repente a morte virou rotina,
bem a morte é mesmo rotineira
mas o fato é que eles viveram e morreram
e eu fiz nenhuma diferença
e estou mudando a vida de ninguém
Ninguém em verdade fez alguma coisa por minha causa
ou tomou uma decisão
baseado em algo que eu disse
ou outro rumo
quando leu o meu poema
Todo mundo entendeu
o que eu quis dizer
o que eu escrevi
as coisas todas que fiz
e ainda assim nada de mim teve importância
Ninguém parou para ousar
diante de alguma idéia minha
por causa de minhas teorias
Eu mudei um dia sequer
a vida desses mortos
e nem de algum dos vivos
que frequentam minha casa
ou que falam ao telefone
ou que passeiam em meu carro
almoçam em minha mesa
que dizem que me amam
ou aos que profundamente amo
Nenhuma dessas pessoas
deixou de ser o que é
me tomou de exemplo
se inspirou em mim.
E se não valho aspas
se não valho um suspiro de talvez
na vida de quem quer que seja
por que não tomar o meu saldo de dias
o próximo morto da lista,
que eu estar viva
é desperdício - ?!
Este ano muita gente que eu conhecia morreu
Filipi morreu aos 30 anos
e depois o outro Felipe,
que morreu aos dezessete
meu tio aos 59
e então morreu Dione ontem, aos vinte e quatro.
De repente a morte virou rotina,
bem a morte é mesmo rotineira
mas o fato é que eles viveram e morreram
e eu fiz nenhuma diferença
e estou mudando a vida de ninguém
Ninguém em verdade fez alguma coisa por minha causa
ou tomou uma decisão
baseado em algo que eu disse
ou outro rumo
quando leu o meu poema
Todo mundo entendeu
o que eu quis dizer
o que eu escrevi
as coisas todas que fiz
e ainda assim nada de mim teve importância
Ninguém parou para ousar
diante de alguma idéia minha
por causa de minhas teorias
Eu mudei um dia sequer
a vida desses mortos
e nem de algum dos vivos
que frequentam minha casa
ou que falam ao telefone
ou que passeiam em meu carro
almoçam em minha mesa
que dizem que me amam
ou aos que profundamente amo
Nenhuma dessas pessoas
deixou de ser o que é
me tomou de exemplo
se inspirou em mim.
E se não valho aspas
se não valho um suspiro de talvez
na vida de quem quer que seja
por que não tomar o meu saldo de dias
o próximo morto da lista,
que eu estar viva
é desperdício - ?!
.
.
NOBODY EVER DID SOMETHING REAL FOR ME
NOBODY EVER DID SOMETHING REAL FOR ME
(© Patrícia Evans)
.
This year a lot of people I knew died
Filipi was 30 when he died
then the other Felipe
who was 17
my uncle who was 59
and yesterday, Dione, she was 24
Suddenly death has become a routine
(well, death is a daily thing)
but the fact is that they lived and died
and I didn't make any difference
I have been changing no one's life
In fact, nobody has done something because of me
or has made a decision
based on something I've said
or has taken another way
after reading my poems
Everybody has understood
what I've wanted to mean
what I've written
all the things I've done
and yet nothing of me has made the smallest difference
Nobody stopped to dare
in front of any idea of mine
not even moved a finger
because of one of my theories
I didn't change even one day
of the lives of these now dead
neither the lives of who are still alive
these who come to my home
who talk to me on the phone
sit in my car with me
have lunch on my table
these who say that they love me
these I deeply love
None of these people
has become another one
has taken me as an example
or has used me as a muse
And if I am not worth a quotation mark
If I am not worth a maybe sigh
in some, in anyone's life
why not to take the days I still have
the next dead of the list
since to keep me alive
has been such a stupid waste.
This year a lot of people I knew died
Filipi was 30 when he died
then the other Felipe
who was 17
my uncle who was 59
and yesterday, Dione, she was 24
Suddenly death has become a routine
(well, death is a daily thing)
but the fact is that they lived and died
and I didn't make any difference
I have been changing no one's life
In fact, nobody has done something because of me
or has made a decision
based on something I've said
or has taken another way
after reading my poems
Everybody has understood
what I've wanted to mean
what I've written
all the things I've done
and yet nothing of me has made the smallest difference
Nobody stopped to dare
in front of any idea of mine
not even moved a finger
because of one of my theories
I didn't change even one day
of the lives of these now dead
neither the lives of who are still alive
these who come to my home
who talk to me on the phone
sit in my car with me
have lunch on my table
these who say that they love me
these I deeply love
None of these people
has become another one
has taken me as an example
or has used me as a muse
And if I am not worth a quotation mark
If I am not worth a maybe sigh
in some, in anyone's life
why not to take the days I still have
the next dead of the list
since to keep me alive
has been such a stupid waste.
.
.
.
5 comentários:
BACKUP
(Luiz Alberto Benevides, 30/10/08)
Não é de se jogar fora
Um olhar de peixe vivo.
Se toda bala é perdida
Todo bombom é um alívio.
Morreu o arquivo original?
Temos a memória em vídeo.
Perdeu a graça o natal?
Virá réveillon decisivo.
Morreu Leonardo Da Vinci,
Mas e a Mona Lisa, não viste?
A gente devia estar prosa
Por sermos vizinhos tardios
Dos poemas de Noel Rosa.
Não vou ficar horas a fio
Lembrando do que não tem volta
Só uma coisa me revolta
É o desperdício do agora
Se da morte não tem escape
Dos mortos somos o backup
Então lava essa make-up
E dorme pensando na vida.
MA-RA-VI-LHO-SO, Lu, mas não contradiz o poema. O poema diz que justamente por não ter Natal NEM reveillon o agora torna-se desperdício.
Seu poema lembrou-me Carlos Pena Filho em
"A solidão e sua porta"
Quando mais nada resistir que valha
a pena de viver e a dor de amar
E quando nada mais interessar
(nem o torpor do sono que se espalha)
Quando pelo desuso da navalha
A barba livremente caminhar
e até Deus em silêncio se afastar
deixando-te sozinho na batalha
Arquitetar na sombra a despedida
Deste mundo que te foi contraditório
Lembra-te que afinal te resta a vida
Com tudo que é insolvente e provisório
e de que ainda tens uma saída
Entrar no acaso e amar o transitório.
Nossa, esse seu poema não é uma verdade!
I feel you! That was exactly how I felt when we burried Thomas Videbech, 79, this monday! But he lived such a full live, he was prepared for death and had a copy of CG.Jung's works with in in the kasket.
Thomas Videbech now has knowledge, we dont!
Æret være Thomas Videbechs minde. He has now woken up from the life-dream!
and you ARE my muse! actually you're a nymph by the name of Καλλιστώ
Postar um comentário